Nota do Comitê de Migrações e Deslocamentos da ABA Imigrantes Venezuelanas submetidas a processos ilegais de deportação em massa em Roraima
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No dia 17 de março, em Pacaraima (RR), agentes da Polícia Federal (com auxílio de agentes civis e militares) invadiram um abrigo da Pastoral do Migrante, que acolhia cerca de 55 mulheres e crianças vezuelanas. Não só as venezuelanas foram detidas e submetidas a um processo expresso de deportação, como a coordenadora do abrigo, irmã Ana Maria da Silva foi levada para prestar depoimento suspeita de cometer crime “contra a saúde pública e aglomeração”. A operação foi executada sem nenhuma espécie de mandato judicial.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos publicados para ao BCMID, que disponibiliza o conteúdo em sua versão online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles to BDMID, which makes available the content in its online version under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.